Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Quanto tempo leva para saber se o homem deseja um relacionamento sério?

Quanto tempo eu devo esperar para saber se o homem com o qual estou saindo realmente deseja ter um relacionamento sério comigo? Ficamos juntos por um mês nos vendo esporadicamente, mas sempre com entusiasmo e paixão. Quando parecia que o relacionamento ia tomar um rumo mais sério, acho que ele se assustou. Com medo, eu também me afastei. No reencontro, resolvemos conversar mais e percebi que ele não tem muitas esperanças em relacionamentos, enfrentou vários problemas em relações anteriores. Fico em dúvida se devo me afastar de vez - não tenho pretensão de modificar ninguém - ou se preciso ter paciência para construir uma relação. Mas temos mais de 40 anos, por quanto tempo ainda tenho que esperar? Por mim, eu passaria finais de semana junto e para isso precisamos fazer planos, mas, por ele, acho que isso vai demorar e talvez nem aconteça.

Resposta: Primeiro é preciso que você saiba se esse homem vale a pena. Se você gostaria de ter um relacionamento sério com ele. Um mês é pouquíssimo tempo para você formar, com alguma segurança, uma opinião sobre ele. O entusiasmo e a paixão são deliciosos quando estão sendo vividos, mas sem que se esteja pensando em assumir um compromisso sério só por causa disso. Cair em si não tem só a ver com "medo". Tem a ver com sensibilidade e senso de responsabilidade, também. É péssimo o que tem ocorrido entre pessoas que se encontram, principalmente em sites de relacionamento, porque na maioria das vezes estão carentes e tentam precipitar os acontecimentos. Preocupam-se permanentemente com o tal "compromisso sério" e terminam colocando o carro na frente dos bois. Para construir um relacionamento mais sólido é preciso sentimento, paciência, senso crítico (Se for preciso, saber interromper o relacionamento), equilíbrio, afinidades entre os dois. Esperar o quê? Deixe que os acontecimentos fluam normalmente, se esse homem lhe interessa. Se não, parta para a busca de outro menos traumatizado...

Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.

Publicidade